Apresentamos o CRIA, o Cadastro de Identificação Animal do Distrito Federal. O registro oficial de cães e gatos domiciliados na nossa capital. O CRIA é o RG do animal.
O objetivo da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan) com o CRIA é claro: inserir cães e gatos no foco de políticas públicas do DF. O cadastro pode ser utilizado como requisito para concessão de benefícios, serviços e ações promovidas pelo Governo do Distrito Federal.
Mas nossa missão institucional é maior: o CRIA transforma um ato burocrático de registro de cães e gatos em um ato de amor e compromisso com a causa animal, reforçando não apenas o vínculo legal, mas também de cuidado e de responsabilidade entre o tutor e o animal.
O CRIA traz informações sobre o número do microchip do animal; nome completo, número do CPF e endereço do tutor; local onde o animal vive; espécie, raça, sexo, peso, idade, foto; e se o animal é castrado. O tutor deve informar, para registro no CRIA, a transferência ou morte do animal.
A falta de identificação oficial animal contribuiu para que cães e gatos fossem tratados como “coisas” ou bens descartáveis, resultando em altos índices de abandono e em dificuldades na fiscalização. Agora, o CRIA está mudando essa realidade.
Ele representa mais segurança à proteção e ao bem-estar animal, sendo uma ferramenta de combate ao abandono. Se o animal for abandonado ou perdido, o CRIA facilita a localização do tutor.
Além disso, permite que o Governo do Distrito Federal atue com dados concretos promovendo a posse responsável e facilitando a fiscalização contra maus-tratos. Ao emitir número de CRIA, a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal reconhece que cães e gatos estão sob proteção e cuidado da família e também do Estado.
O sistema para registro on-line dos dados foi implementado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.
Por que importa
- Combate ao abandono
- Localização rápida do tutor
- Dados para políticas públicas
- Posse responsável e fiscalização
O que registramos
- Microchip e dados do tutor
- Local onde o animal vive
- Espécie, raça, sexo, peso, idade, foto
- Status de castração
- Transferência e óbito
Parcerias
Implementado com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, para ampliar a proteção animal com tecnologia e governança.